NOVO MANIFESTO PELA FEDERALIZAÇÃO DOS CRIMES DE MAIO, E FIM DA "RESISTÊNCIA SEGUIDA DE MORTE"

terça-feira, abril 20, 2010

Oito pessoas são assassinadas em Guarujá e Santos


Eduardo Velozo Fuccia


Cinco pessoas foram assassinadas em Guarujá entre a noite deste domingo e a madrugada desta segunda-feira, em Guarujá. Em Santos, um adolescente e dois homens também foram assassinados, elevando para oito o número de mortos na Baixada Santista.


Mal havia anoitecido no domingo quando um soldado da Polícia Militar foi abatido a tiros de fuzil enquanto dirigia o seu carro, durante horário de folga, em Vicente de Carvalho. A execução sumária, no entanto, foi apenas o prenúncio de outras quatro, além de duas tentativas de homicídio, que ocorreram nas horas subsequentes naquele distrito de Guarujá.

A onda de violência que atingiu a região, a começar pelo assassinato do soldado Paulo Raphael Ferreira Pires, de 27 anos, teve início às 18h45. Lotado na Força Tática do 21º BPM/I (Guarujá, ele estava sozinho no seu Fiat Siena, quando foi assassinado na Avenida Santos Dumont, em frente à agência do Banco Itaú, no Pae Cará.

Sem chance de defesa, foi atacado pelos dois lados do carro e, provavelmente, pelas costas, em razão das marcas de disparos na lataria.

Concentrada no lado direito do automóvel, a maior parte dos tiros acentua a ideia de que o crime se caracterizou por uma emboscada. O soldado Raphael chegou a ser levado ao Pronto-Socorro de Vicente de Carvalho, mas nada pôde ser feito, porque já estava morto. O delegado Carlos Topfer Schneider esteve no local da execução, onde recolheu dez cartuchos deflagrados de calibre 5.56.

Capaz de perfurar até a blindagem de carros-fortes, essa munição é utilizada em fuzil AR-15.

O Siena foi periciado no local do crime, sendo apreendido para análises mais minuciosas nesta segunda-feira. Durante o ataque ao policial militar, o Voyage de um técnico de informática, de 51 anos, também foi atingido. Segundo o motorista deste carro, ele estava parado em um semáforo quando houve os disparos. Porém, ele alegou nada ter presenciado em relação ao assassinato do soldado da Força Tática. Até o momento, não há testemunhas do crime.

(Publicado na edição online do jornal "A Tribuna" de Santos - Segunda-feira, 19 de abril de 2010 - 19h24)

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=30513&idDepartamento=11&idCategoria=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário