NOVO MANIFESTO PELA FEDERALIZAÇÃO DOS CRIMES DE MAIO, E FIM DA "RESISTÊNCIA SEGUIDA DE MORTE"

terça-feira, outubro 05, 2010

A LUTA É UMA SÓ: MÃES DE MAIO ENCONTRAM-SE COM MADRES E ABUELAS ARGENTINAS, NOSSAS GUERREIRAS INSPIRADORAS


Foto de uma das obras do Parque da Memória, na Argentina


"A memória guardará o que valer a pena.
A memória sabe de mim mais que eu,
e ela não perde o que merece ser salvo"
Eduardo Galeano

No dia 23 de Setembro ocorreu em São Paulo um encontro realmente histórico! Enquanto muita gente se ocupava apenas com a disputa eleitoral em curso, outros se dedicavam à denúncia da grande mídia comercial brasileira no Sindicato dos Jornalistas, mas quem pôde estar no Auditório Novo da PUC-SP, lotado de estudantes, professores e militantes de diversos movimentos sociais, não nos deixa mentir...

Na ocasião nós, Mães de Maio da democracia brasileira, tivemos a honra de participar de um importante debate sobre o Direito à Memória, à Verdade e à Justiça – Contra o Terrorismo de Estado, junto a algumas das nossas queridas Guerreiras Inspiradoras Argentinas das Madres de Mayo e das Abuelas. Mães e avós das mais de 30.000 vítimas fatais (entre mortos e desaparecidos) da ditadura civil-militar na Argentina (1976-1983), que foram à Luta e seguem Lutando até hoje. Um convite que nos foi feito, muito especialmente, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade e Assistência Social da PUC, Observatório de Violências Policiais e Comissão de Mortos e Desaparecidos.

Madres e Abuelas protestam contra o sequestro e assassinato de seus familiares

Para nós foi uma ocasião extremamente especial por diversas razões. Em primeiro lugar, devido ao ânimo e a emoção que nos foram proporcionadas ao conhecer pessoalmente algumas das Mulheres que tiveram importância decisiva na derrota da ditadura civil-militar argentina, e seguem tendo importante atuação dentro da sociedade portenha: as Guerreiras Estela, Lita, Carmen e Vera. Esta última que é xará de nossa companheira Vera Lúcia de Andrade Freitas, que compartilhou a mesa com elas e pôde contar um pouco de nossa recente experiência por aqui.

Vera Lúcia e Débora Maria, das Mães de Maio, encontram-se com Madres e Abuelas argentinas

Em segundo lugar, porque o testemunho de cada uma delas foi uma verdadeira lição de Vida, de Luta, e um grande incentivo para que nós, Mães de Maio do Brasil, sigamos cuidando de valorizar a formação de nossa consciência crítica, pois as Madres e Abuelas deram uma grande aula de História e de Política a todos os presentes, com a grande diferença de que além de procurar estudar elas também fizeram e fazem História, coletivamente!

Vera, das Mães de Maio (à direita), participa do debate com as Madres e Abuelas Argentinas

Em terceiro, pois a exibição do belíssimo documentário sobre o "Parque de la Memória" e sobre o Monumento às Vítimas do Terrorismo de Estado na Argentina apenas reforçou em nós a importância de termos cada vez mais, aqui no Brasil, novos espaços realmente dedicados à preservação crítica da Memória e da Verdade, revelando também o quanto é importante a utilização das diversas Artes para se conseguir avançar na elaboração do Luto frente ao Terrorismo de Estado que segue nos vitimando, e superá-lo por meio da Formação Crítica e da Luta por Justiça e Liberdade. "Recordar é necessário. Construir Memória é construir o Futuro", concluía o documentário.

Finalmente, o encontro também foi muito importante para selarmos um Compromisso com as Madres e com as Abuelas, de que dentro do possível faremos muito mais atividades de intercâmbio e de formação conjunta, tanto no Brasil quanto na Argentina. Espaços como o Parque da Memória e o Monumento em Homenagem às Vítimas do Terrorismo de Estado Argentino devem servir de modelo e de inspiração para outras iniciativas semelhantes aqui no Brasil, como o Memorial às Vítimas dos Crimes de Maio de 2006 que seguiremos lutando para tornar realidade. Assim, poderemos ter cada vez mais espaços onde haja discussão pública sobre a História Brasileira e Latino-Americana e, assim, possam assegurar uma preservação crítica da Memória e uma apropriação efetiva da Verdade Histórica pelos trabalhadores e trabalhadoras pobres do país, tornando-se espaços culturais e formativos fundamentais para o aprofundamento das Transformações Sociais que tanto precisamos.

Débora presenteia as Madres e Abuelas Argentinas com a camiseta das Mães brasileiras

E, para fechar com chave de ouro, ainda pudemos deixar com cada uma das cinco Guerreiras presentes uma humilde Homenagem das Mães de Maio do Brasil, pelo exemplo de Luta, de Consciência e de Radicalidade que essas Madres e Abuelas sempre representaram para nós, inspirando o nome de nosso movimento e significando renovada inspiração a cada novo dia. As camisetas que entregamos a cada uma delas também simbolizam toda a nossa Solidariedade Internacionalista e Inter-temporal. Elas estão convidadas desde já a estarem presentes no triste aniversário de 5 Anos dos Crimes de Maio de 2006, que será marcado por Homenagens e por Luta, assim como nós também queremos muito um dia poder visitá-las na Argentina.

Madres e Abuelas mostram sua Homenagem ao público, selando o Encontro Histórico


A LUTA NÃO TEM FRONTEIRAS DE TEMPO OU DE ESPAÇO!

CONSTRUIR MEMÓRIA É CONSTRUIR FUTURO!

A VERDADE, A JUSTIÇA E A LIBERDADE ROMPEM TODAS AS CERCAS DA HISTÓRIA!

MÃES DE MAIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário