NOVO MANIFESTO PELA FEDERALIZAÇÃO DOS CRIMES DE MAIO, E FIM DA "RESISTÊNCIA SEGUIDA DE MORTE"

sexta-feira, dezembro 10, 2010

Caminhada contra a criminalização da pobreza será promovida neste sábado



http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=69776&idDepartamento=5&idCategoria=0

Sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 - 13h20

Praça das Bandeiras

Caminhada contra a criminalização da pobreza será promovida neste sábado

De A Tribuna On-line

Organizações sindicais e entidades da sociedade civil ligadas aos Direitos Humanos promovem neste sábado, em Santos, uma caminhada pública contra a criminalização da pobreza. A concentração está marcada para 9h30 na Praça das Bandeiras, no Gonzaga. Dali, os participantes seguem até a Aparecida.

A manifestação é uma resposta aos crimes cometidos como forma de opressão às minorias e, principalmente, aos pobres.

Com o objetivo de lembrar o Dia Universal dos Direitos Humanos, celebrado nesta sexta-feira, o encontro é realizado por sindicatos, ONG Educafro, Associação de Moradores da Vila Esperança, Pastoral do Menor, Círculo Palmarino, Coletivo de Mulheres da Baixada Santista e pela Mães de Maio - entidade formada por mães de jovens assassinados em 2006, no episódio conhecido como Crimes de Maio durante ataques de facção criminosa em todo Estado. Há fortes indícios do envolvimento de policiais nesses crimes.

Entre as reivindicações estão o fim do extermínio de jovens na Baixada Santista e a investigação dos Crimes de Maio em esfera federal, visto que o Estado arquivou os processos da série de homicídios sob a alegação de falta de provas. O movimento pede ainda o fim da criminalização do movimento sindical, da violência contra as mulheres e da homofobia.

Ao final do evento, haverá uma aula pública sobre garantia e violação de Direitos Humanos. As entidades estarão abertas a receber denúncias e dar orientações.

Prêmio
As Mães de Maio recebem na próxima segunda-feira, em Brasília, um prêmio nacional dos Direitos Humanos na categoria “enfrentamento à violência”. O título será dado pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário