NOVO MANIFESTO PELA FEDERALIZAÇÃO DOS CRIMES DE MAIO, E FIM DA "RESISTÊNCIA SEGUIDA DE MORTE"

domingo, dezembro 05, 2010

Mães de Maio recebem Prêmio de Direitos Humanos



A organização Mães de Maio recebeu a mais alta condecoração do Governo Brasileiro a pessoas e entidades que se destacaram na defesa, promoção, enfrentamento e combate às violações dos Direitos Humanos no país: o Prêmio Direitos Humanos, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). O resultado foi divulgado no dia 19 de novembro e a cerimônia de premiação acontece no dia 13 de dezembro de 2010.

Por unanimidade, a Comissão de Julgamento entendeu que, na categoria de “Enfrentamento à violência”, a organização Mães de Maio mereceu a premiação, “pelo exemplo de mobilização social para cobrar do Poder Público o que o Poder Público deve fazer”. Ainda segundo a comissão, “o prêmio a elas tem ainda um efeito multiplicador de fortalecimento das atividades de controle social sobre as atividades da organização policial". Por fim, os selecionadores entenderam que “a repercussão da premiação poderia ajudar a romper o cerco da mídia local que não tem noticiado os lamentáveis acontecimentos de maio”.

A comissão é constituída por personalidades nacionais ou indivíduos com notórios serviços prestados à causa dos Direitos Humanos no Brasil e presidida pelo ministro Paulo Vannuchi. De acordo com a SDH/PR, também fizeram parte do grupo José Geraldo de Sousa Junior, Matilde Ribeiro, Maria Victoria Benevides, Solon Viola e Alci Marcus Ribeiro Borges.

A organização Mães de Maio se propõe a mobilizar familiares e amigos das vítimas dos “Crimes de Maio de 2006 em São Paulo” - extermínio de mais de 400 jovens afrodescendentes e pobres que a polícia chamou de “resposta” aos "ataques do PCC". Com o projeto As mães de maio da democracia brasileira – 5 anos dos crimes de maio de 2006: Verdade e justiça, ontem e hoje!, apoiado pelo Fundo Brasil por meio do edital 2010, a idéia é produzir vídeo e livro com depoimentos de familiares e realizar um ato em maio de 2011, no centro de São Paulo, na luta por verdade e justiça.

Confira a lista completa dos premiados em todas as categorias do 16º Prêmio Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário