...
do Blog Lamparina Urbana, de Ribeirão Pires-SP (http://lamparinaurbana.blog.br/ribeirao-pires/maes-de-maio-pedem-engajamento-de-professores-contra-exterminio-de-jovens)
O Movimento de Mães de Maio esteve na terça-feira (11/10) em Ribeirão Pires para encontro com professores da rede estadual de ensino. Originário da Baixada Santista, o grupo que é composto por familiares de jovens assassinados por grupos de extermínio veio à cidade pela primeira vez no inicio de setembro para o lançamento do livro “Do Luto À Luta: Mães de Maio”, que conta sobre o genocídio conhecido como Crimes de Maio de 2006.
Desta vez, as representantes do movimento, Débora Silva, Vera Freitas e Gorete contaram sobre sua luta a representantes de escolas (REs), a convite da Regional de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra do Sindicato dos professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Além de contar sobre as circunstâncias do assassinato de seus familiares e do extermínio de jovens das periferias por grupos compostos por policiais em todo o Brasil, as Mães de Maio ressaltaram a importância do papel das escolas e dos professores no enfrentamento a essa realidade. Elas lembraram que a violência contra a juventude está presente em todas as regioões do país, inclusive em Ribeirão Pires.
Após ouvirem o grupo, professores reconheceram o despreparo das escolas para solução de conflitos envolvendo alunos, geralmente recorrendo à polícia ou repassando os casos para o Conselho Tutelar, que, por sua vez também foram considerados despreparados para responder satisfatoriamente às demandas.
A coordenadora regional da Apeoesp, Elza da Silva, que conheceu o grupo de mães em evento promovido pelo Blog Lamparina Urbana em setembro, disse que os professores têm papel fundamental na questão, devendo se posicionar sobre a realidade que afeta seus alunos. Segundo ela, deve ser preocupação da categoria não reproduzir preconceitos e comportamentos que reforçam a violência contra os jovens. “Não é só com balas que se exterminam pessoas. Também se extermina com descaso e preconceito. Também se extermina segregando”, observou.
Saiba mais sobre o Movimento Mães de Maio
Movimento Mães de Maio ganha apoio em Ribeirão Pires na luta contra grupos de extermínio de jovens
http://lamparinaurbana.blog.br/lamparina-cultural/movimento-maes-de-maio-recebem-apoio-de-ativistas-de-ribeirao-pires-na-luta-contra-grupos-de-exterminio-de-jovens
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário