NOVO MANIFESTO PELA FEDERALIZAÇÃO DOS CRIMES DE MAIO, E FIM DA "RESISTÊNCIA SEGUIDA DE MORTE"

sábado, novembro 05, 2011

Mestrado denuncia massacre de maio de 2006 em São Paulo (PUC EM MOVIMENTO)

APROPUC-SP 31.10.11


Francilene Gomes Fernandes defendeu no dia 21/10 sua tese de mestrado em Serviço Social intitulada "Barbárie e Direitos Humanos: execuções sumárias e desaparecimentos forçados em maio de 2006". Sob a orientação da professora Maria Lúcia Barroco, ela pesquisou as mortes promovidas pela polícia após os ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) em maio de 2006.

Estima-se que entre 493 e 563 pessoas morreram entre 12 e 21 de maio de 2006. A maioria das mortes foi efetuada por policiais militares, e há diversos indícios de execuções sumárias mascaradas nos Boletins de Ocorrência (BO), definidas como resistência seguida de morte.

Durante a defesa de tese, Francilene afirmou que "discutir as mortes de maio de 2006 é debater a barbárie a que estamos expostos pelo capital", e que "a violência do Estado é constitutiva do desenvolvimento do capitalismo". A estudante lembrou que, entre cem países, o Brasil está em sexta posição no ranking que contabiliza o número de jovens mortos com a faixa etária entre 15 e 24 anos.
Ela defendeu ainda que "a era do capital fetiche conduz à banalização do ser humano, que passa a ser visto como 'coisa', e por isso pode ser eliminado quando apresenta problemas".

Necessidade da violência

Para Francilene, "a violência policial contribui para a reprodução do modo de produção capitalista, que para ser exitoso, requer o controle, e a eliminação das manifestações que possam colocar em risco a ordem estabelecida.

Francilene se interessou em pesquisar o tema, pois seu irmão, Paulo Alexandre, foi uma das vítimas dos crimes de maio de 2006. Ele foi morto pela Rota no dia 16 de maio de 2006. Desde então ela milita pelo Tribunal Popular e pelas Mães de Maio, grupo que reuni familiares de outros mortos e desaparecidos em maio de 2006.

2 comentários:

  1. Oi,

    Eu gostaria muito de obter uma via dessa tese de mestrado. Tenho muito interesse pelo tema (por favor, entendam interesse "pela vida humana". Então, alguém poderia me dizer como eu poderia obtê-la, por favor?

    Agradecido desde já,

    Diogo

    ResponderExcluir
  2. interesse pela vida humana é o escambau!
    o que os criminosos fizeram você não mostra né, e as mortes de policiais? direitos humanos só serve para defender bandido BANDO DE VAGABUNDOS

    ResponderExcluir