NOVO MANIFESTO PELA FEDERALIZAÇÃO DOS CRIMES DE MAIO, E FIM DA "RESISTÊNCIA SEGUIDA DE MORTE"

quinta-feira, junho 03, 2010

Polícia prende três PMs suspeitos de série de mortes na Baixada Santista (SP)

02/06/2010-22h05

Da Folha.com - Cotidiano
AFONSO BENITES
DE SÃO PAULO

A Polícia Militar prendeu nesta quarta-feira três PMs suspeitos de participar de 23 assassinatos na Baixada Santista entre os dias 17 e 26 de abril. A expectativa inicial era de prender um grupo de até cinco policiais.

Os PMs foram citados por uma das três pessoas presas mais cedo, nesta quarta, pela Polícia Civil do Guarujá que está investigando os assassinatos em série. Esses três detidos foram indiciados por porte ilegal de armas.

De acordo com a assessoria de imprensa da PM, os policiais presos estão sendo trazidos para São Paulo, onde vão passar por interrogatório. Todos estão lotados em batalhões da Baixada Santista.

Conforme o teor dos depoimentos deles, a corregedoria poderá determinar a prisão administrativa dos suspeitos e pedir à Justiça a prisão temporária deles. Os nomes dos policiais não foram divulgados.

Inicialmente, a Polícia Civil se posicionou contrária à divulgação das três prisões. O argumento era de que a divulgação dos fatos atrapalharia a prisão de mais suspeitos. No entanto, o Comando-Geral da PM convocou uma entrevista coletiva, concedida pelo major Nagy, para revelar as detenções. Depois, a assessoria informou sobre os PMs presos.

"Estamos preocupados em dar informação à sociedade. O que estou falando aqui [na coletiva] não vai atrapalhar as investigações", ponderou o major.

Histórico

A série de mortes na Baixada começou após o assassinato do soldado da PM Paulo Rafael Pires, 27, no dia 17 de abril. Ele foi morto com dez tiros de fuzil e pistola disparados por ao menos duas pessoas no bairro de Vicente de Carvalho, periferia do Guarujá.

Desde então a Polícia Civil desenvolve duas linhas de investigação: um grupo de extermínio de PMs que quis se vingar da morte do soldado Pires e uma disputa por pontos de tráfico de drogas que também envolveria policiais da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário