NOVO MANIFESTO PELA FEDERALIZAÇÃO DOS CRIMES DE MAIO, E FIM DA "RESISTÊNCIA SEGUIDA DE MORTE"

quarta-feira, setembro 08, 2010

Defensor Luis Carlos dos Santos sofre ameaças: estamos atentas!


O Defensor de Direitos Humanos de Cotia, Luiz Carlos dos Santos, está sendo perseguido por policiais militares a quem denunciou por graves violações de direitos humanos da região sul da Grande São Paulo

Seis policiais militares o sequestraram e o levaram para trás de um cemitério para ameaçar sua família. Disseram que não o matariam porque senão “ficaria muito na cara”, mas elencaram os nomes de seus filhos, seus endereços e o de suas escolas e ordenaram que parasse com as denúncias. Em consequência ele teve que retirar seus filhos de suas casas (moram em casas diferentes) e escondê-los.

Ele pede que todos os defensores de direitos humanos e militantes pressionem para que os casos que ele acompanha sejam devidamente investigados e punidos judicialmente.

CASO JHONATAN

No início de Agosto de 2010, o estudante Jhonatan Felipe Santos, de 15 anos, estava desaparecido há alguns dias, na região Itapecerica da Serra (Grande SP), e a família esperava por notícias. Mas Jhonatan foi encontrado morto no dia 05 de Agosto, no bairro de Parelheiros (Zona Sul de São Paulo-SP), com vários tiros no rosto e diversas queimaduras de cigarro pelo corpo.

Segundo testemunhas, o adolescente foi levado por dois homens que se identificaram como policiais. As testemunhas contaram que Jhonatan foi algemado pela dupla na Rua Major Telles, a principal rua de comércio de Itapecerica da Serra, e colocado dentro de um carro. Familiares e amigos contaram que ele era um rapaz calmo: "A vida dele era vir da escola para casa. À noite,
trabalhava numa pizzaria em Cotia e no fim de semana ajudava o tio, que é pedreiro" - diz a mãe do rapaz, Ana Maria Souza Santos.

O tio do rapaz, Ademar Souza Santos, contou que Jhonatan havia ido ao banco na sexta-feira (30/07) e "quando voltei ele não estava no banco. Uma pessoa me l igou, uma mulher conhecida disse que viu meu sobrinho ser abordado por policiais à paisana" - contou o tio.
Se tivesse sido preso em flagrante por policiais, o adolescente estaria na delegacia de Itapecerica. Mas, no local, ele não foi encontrado. Também não houve registro de que ele estivesse sendo procurado pela polícia.

O Defensor Luis Carlos dos Santos teve e está tendo um papel fundamental na elucidação deste e de outros vários casos semelhantes, que envolvem a atuação de agentes do estado e de paramilitares de extermínio.

AS MÃES DE MAIO PRESTAM DESDE JÁ TODA A SOLIDARIEDADE AO GUERREIRO LUÍS CARLOS DOS SANTOS!

SEGUIMOS ATENTAS E FIRMES COM VOCÊ!

MÃES DE MAIO

3 comentários:

  1. Conheço o trabalho de luiz carlos de Cotia/SP. Quando morei em Cotia, acompanhava muito o trabalho dele e é uma pessoa que vai na casa de vitima e cobra das autoridades. Minha amiga foi violentada e a policia não fazia questão de investigar e quando ele soube as investigações acabou encontrando o acusado. Vi ele na televisão dizendo de u rapaz desaparecido e que foi um PM.
    Precisamos de gente assim, tomara que nada aconteça com ele.

    Angelica Freitas - Maua/SP

    ResponderExcluir
  2. Saúde, mães de maio e companheiro Luis Carlos.
    Só existe uma coisa capaz de redimir a luta e o sofrimento de vocês. Esta coisa se chama REVOLUÇÃO SOCIAL!
    Estamos um pouco dispersos agora, mas há de chegar o dia em que os nossos movimentos sociais terão o seu instrumento político, para unir a ampla maioria do povo de muitas maneiras, e finalmente dar combate ao Estado e vencer.

    Punhos cerrados.

    ResponderExcluir
  3. Agradecimento,

    Fico sensibilizadoeáté me emocionei com o manifesto desta instituição. porque para mim não esta sendo facil se deslocar para outro local. Se eu fosse uma pessoa solteira mas é dificil mudar a rotina de toda a familia.

    Por hora, agradeço imensamente o manifesto de todos e que DEUS lhe proteja.

    LUIZ CARLOS DOS SANTOS

    ResponderExcluir