NOVO MANIFESTO PELA FEDERALIZAÇÃO DOS CRIMES DE MAIO, E FIM DA "RESISTÊNCIA SEGUIDA DE MORTE"

segunda-feira, setembro 12, 2011

12/09 - Mães de Maio lançam livro na Semana Osama Bin Reggae



Semana Osama Bin Reggae - quem é o terrorista?

12 a 16 de setembro

Quando os aviões explodiram em cheio nas duas colunas de concreto e aço que arranhavam, altivas, o céu da Terra, não houve quem não imaginasse estar vivendo uma cena de cinema. E então, desde a mais espetacular das ações já vistas, estamos a 10 anos assistindo a vida no mundo passar como um roteiro de melodrama. Enganam-se aqueles que acham que estamos falando exclusivamente da fanática guerra ao terror engajada pelos EUA contra os organizados grupos extremistas que, dizem os jornais por aí, defendem o islã. Matar o folclórico Bin Laden é o que há de mais vazio nessa história toda (e, talvez por isso, seja o mais simbólico) – onde é cada vez mais homogênea a mistura entre ficção e realidade.

Se o bem contra o mau já é um artifício manjado da lógica irracional do mundo capitalista, sua fórmula ainda não parece que está próximo do seu esgotamento. Pelo contrário, é extremamente dinâmica e constantemente renovada, bem ao gosto do capital: o interessante é pensar como o terrorismo na sua era espetacular trouxe para várias esferas da vida essa dicotomia. Agora não é mais uma nação versus outra, Uma ideologia versus outra - tudo bem definido, bem demarcado e distante do cidadão comum. Agora é Liberdade x Terror - termos abstratos que se encaixam perfeitamente no cotidiano, conforme variam as situações e os interesses. Wikileaks é terrorismo, pois expõe os segredos de Estado. Invadir sites oficiais também. Organizações que controlam o tráfico de drogas na favela devem ser combatidas pelo exército, pois estão afrontando o estado de direito, são terroristas. Movimentos populares que contestam ditaduras são movimentos terroristas, pois atentam contra a ordem. Movimentos radicais que lutam por direitos e paralisam uma cidade atentam contra a sagrada liberdade de ir e vir. Movimentos radicais na Universidade são antidemocráticos, pois são minoritários, atentando conta a liberdade de expressão da maioria... Defender o uso das drogas é defender o narcotráfico, é compactuar com o terrorismo, acusar o Estado pelos crimes que ele comete coloca em risco a segurança nacional...

O terror mora ao lado, mas ninguém sabe quem é. Então, para defender a liberdade, democracia e a civilização qualquer custo vale tudo – mentir, deturpar, espionar, torturar, matar, guerrear. Vale acabar com direitos que a liberdade diz defender em prol da...Liberdade!

A semana Osama Bin Reggae, resistente durante esta última década, se coloca para o público (não para a platéia, mas para o espaço) mais uma vez no sentido de trocamos experiências com pessoas, movimentos e pensamentos que lutam constantemente para subverter e destruir essa lógica que define o papel de cada um de antemão, esvaziando a política e engessando as ações. Não somos espectadores e não aceitamos como o real essa ficção que opõe ordem x desordem, lei x crime, Informação x contra-informação, Democracia x Tirania, Liberdade x Terrorismo. Porque o democrata pode ser o terrorista, o que não significa que o terrorista possa ser o democrata. Porque a lei não é o crime, mas o crime é a lei. Separando o que ta junto e misturando o que tá separado, vamo vendo Quem é o terrorista e como o terror, no dia-a-dia, vai consolidando essa paz que não queremos seguir.



para mais informações sobre a semana: http://radiovarzealivre.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário